Novo Citroën Basalt 2025: o suv mais acessível do Brasil

O Citroën Basalt chega ao mercado brasileiro como o mais novo lançamento da marca francesa, trazendo uma proposta inovadora de SUV cupê. Posicionado entre o hatch C3 e o C3 Aircross, o Basalt foi desenvolvido em parceria com a Índia e é fruto do projeto CCubed, uma iniciativa anterior à fusão da FCA com o Grupo Peugeot-Citroën, que originou a Stellantis.

Fabricado em Porto Real (RJ), o Citroën Basalt é o terceiro carro a usar a plataforma modular CMP, reforçando a presença da marca no segmento de SUVs compactos. Com um design arrojado e preços competitivos, o modelo chega com a missão de ser o SUV mais acessível do Brasil, com valores a partir de R$ 89.990.

Balsat com design moderno

Uma das grandes apostas da Citroën para o Basalt é o design. Com uma silhueta cupê e linhas que lembram o Volkswagen Nivus, o Basalt se destaca pelo corte na coluna B, onde as portas traseiras seguem a linha descendente do teto. O spoiler integrado confere um toque esportivo e evita que o veículo seja confundido com um hatch convencional.

Na parte traseira, as lanternas retangulares se destacam por um design que flui para as bordas da carroceria, lembrando o estilo do C3 Aircross, mas de forma mais acentuada. Já na frente, o visual segue a linha do C3 Aircross, com faróis divididos e uma linha de LED superior, que se integra à grade dupla horizontal, conferindo uma identidade marcante ao SUV.

Com dimensões de 4,34 metros de comprimento, 2,01 metros de largura e 2,64 metros de entre-eixos, o Basalt supera concorrentes como o Volkswagen Nivus em tamanho, mas é menor que o Fiat Fastback. No entanto, o entre-eixos mais longo garante um espaço interno generoso, e o porta-malas com 490 litros de capacidade supera o Nivus, embora fique atrás do Fastback.

Motorização e consumo

O Citroën Basalt chega ao mercado com duas opções de motorização, ambas atendendo a diferentes perfis de consumidores. A versão de entrada, chamada de Feel 1.0 MT5, é equipada com o motor 1.0 Firefly aspirado, que entrega 75 cv e vem acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. Essa versão tem consumo de 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol, enquanto com gasolina, esses números sobem para 13 km/l e 14,6 km/l, respectivamente.

Já as versões intermediária e superior, Feel 1.0T CVT, Shine 1.0T CVT e First Edition 1.0T CVT, são equipadas com o motor 1.0 Turbo T200, que gera 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático CVT com sete marchas simuladas. Com essa motorização, o consumo é mais eficiente, registrando 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, os números são de 8,3 km/l e 9,6 km/l, respectivamente.

Equipamentos e versões

O Citroën Basalt está disponível em quatro versões, todas com um bom nível de equipamentos de série, garantindo conforto e tecnologia para seus ocupantes. A seguir, um resumo das principais características de cada versão:

Citroën Basalt Feel 1.0 MT5 – R$ 89.990

A versão de entrada do Basalt oferece um pacote de equipamentos bastante competitivo para o seu preço. Entre os principais itens, destacam-se:

  • Direção elétrica com regulagem de altura da coluna;
  • Painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas;
  • Sistema multimídia com tela de 10 polegadas e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio;
  • Câmera de ré;
  • Luzes diurnas em LED;
  • Ar-condicionado manual;
  • Quatro airbags (frontais e laterais);
  • Rodas de 16 polegadas com pneus 205/50;
  • Chave canivete e retrovisores elétricos.
citroen balsat cantral multimidia

Citroën Basalt Feel 1.0T CVT – R$ 96.990

Além dos itens da versão aspirada, a Feel 1.0T CVT adiciona o motor 1.0 turbo e o câmbio automático CVT, oferecendo mais potência e comodidade para quem prefere uma direção mais prática e ágil.

Citroën Basalt Shine 1.0T CVT – R$ 104.990

A versão Shine 1.0T CVT é mais equipada e agrega ainda mais conforto e tecnologia. Entre os itens adicionais estão:

  • Ar-condicionado automático;
  • Sensor de estacionamento traseiro;
  • Faróis de neblina;
  • Limitador e piloto automático;
  • Rodas de 16 polegadas diamantadas;
  • Bancos e volante com revestimento premium.

Citroën Basalt First Edition 1.0T CVT – R$ 107.390

A versão topo de linha First Edition se diferencia pelo visual exclusivo, com detalhes que realçam sua proposta premium. Além dos itens da versão Shine, o modelo traz:

  • Logotipos “First Edition”;
  • Faixas pretas entre as lanternas traseiras;
  • Pintura exclusiva Branco Nacré com acabamento bitom;
  • Rodas escurecidas e pedaleiras metálicas;
  • Soleiras e tapetes exclusivos.

Será que vai conquistar o brasileiro?

O Citroën Basalt chega para disputar o competitivo mercado de SUVs compactos com uma proposta diferenciada e preços atraentes. Com design moderno, motorização eficiente e um bom pacote de equipamentos, o modelo promete conquistar uma fatia significativa de consumidores no Brasil. Suas dimensões generosas e o entre-eixos alongado garantem um bom espaço interno, enquanto o porta-malas de 490 litros supera concorrentes diretos, como o Volkswagen Nivus.

citroen balsat porta malas

Além disso, o Basalt oferece a opção de motorização aspirada ou turbo, atendendo tanto consumidores que buscam economia quanto aqueles que desejam mais performance. O preço competitivo, começando em R$ 89.990, torna o Basalt uma excelente escolha para quem procura um SUV compacto com bom custo-benefício.

Tabela de Preços e Versões do Citroën Basalt 2025:

VersãoPreço (R$)MotorCâmbioPotência
Citroën Basalt Feel 1.0 MT5R$ 89.9901.0 FireflyManual 5 marchas75 cv
Citroën Basalt Feel 1.0T CVTR$ 96.9901.0 Turbo T200Automático CVT130 cv
Citroën Basalt Shine 1.0T CVTR$ 104.9901.0 Turbo T200Automático CVT130 cv
Citroën Basalt First EditionR$ 107.3901.0 Turbo T200Automático CVT130 cv
Fonte : Site da oficial da Citroen
Edinei Meneses
Edinei Meneses
Artigos: 107

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *