O Citroën Basalt chega ao mercado brasileiro como o mais novo lançamento da marca francesa, trazendo uma proposta inovadora de SUV cupê. Posicionado entre o hatch C3 e o C3 Aircross, o Basalt foi desenvolvido em parceria com a Índia e é fruto do projeto CCubed, uma iniciativa anterior à fusão da FCA com o Grupo Peugeot-Citroën, que originou a Stellantis.
Fabricado em Porto Real (RJ), o Citroën Basalt é o terceiro carro a usar a plataforma modular CMP, reforçando a presença da marca no segmento de SUVs compactos. Com um design arrojado e preços competitivos, o modelo chega com a missão de ser o SUV mais acessível do Brasil, com valores a partir de R$ 89.990.
Balsat com design moderno
Uma das grandes apostas da Citroën para o Basalt é o design. Com uma silhueta cupê e linhas que lembram o Volkswagen Nivus, o Basalt se destaca pelo corte na coluna B, onde as portas traseiras seguem a linha descendente do teto. O spoiler integrado confere um toque esportivo e evita que o veículo seja confundido com um hatch convencional.
Na parte traseira, as lanternas retangulares se destacam por um design que flui para as bordas da carroceria, lembrando o estilo do C3 Aircross, mas de forma mais acentuada. Já na frente, o visual segue a linha do C3 Aircross, com faróis divididos e uma linha de LED superior, que se integra à grade dupla horizontal, conferindo uma identidade marcante ao SUV.

Com dimensões de 4,34 metros de comprimento, 2,01 metros de largura e 2,64 metros de entre-eixos, o Basalt supera concorrentes como o Volkswagen Nivus em tamanho, mas é menor que o Fiat Fastback. No entanto, o entre-eixos mais longo garante um espaço interno generoso, e o porta-malas com 490 litros de capacidade supera o Nivus, embora fique atrás do Fastback.
Motorização e consumo
O Citroën Basalt chega ao mercado com duas opções de motorização, ambas atendendo a diferentes perfis de consumidores. A versão de entrada, chamada de Feel 1.0 MT5, é equipada com o motor 1.0 Firefly aspirado, que entrega 75 cv e vem acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. Essa versão tem consumo de 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol, enquanto com gasolina, esses números sobem para 13 km/l e 14,6 km/l, respectivamente.

Já as versões intermediária e superior, Feel 1.0T CVT, Shine 1.0T CVT e First Edition 1.0T CVT, são equipadas com o motor 1.0 Turbo T200, que gera 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático CVT com sete marchas simuladas. Com essa motorização, o consumo é mais eficiente, registrando 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, os números são de 8,3 km/l e 9,6 km/l, respectivamente.
Equipamentos e versões
O Citroën Basalt está disponível em quatro versões, todas com um bom nível de equipamentos de série, garantindo conforto e tecnologia para seus ocupantes. A seguir, um resumo das principais características de cada versão:
Citroën Basalt Feel 1.0 MT5 – R$ 89.990
A versão de entrada do Basalt oferece um pacote de equipamentos bastante competitivo para o seu preço. Entre os principais itens, destacam-se:
- Direção elétrica com regulagem de altura da coluna;
- Painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas;
- Sistema multimídia com tela de 10 polegadas e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio;
- Câmera de ré;
- Luzes diurnas em LED;
- Ar-condicionado manual;
- Quatro airbags (frontais e laterais);
- Rodas de 16 polegadas com pneus 205/50;
- Chave canivete e retrovisores elétricos.

Citroën Basalt Feel 1.0T CVT – R$ 96.990
Além dos itens da versão aspirada, a Feel 1.0T CVT adiciona o motor 1.0 turbo e o câmbio automático CVT, oferecendo mais potência e comodidade para quem prefere uma direção mais prática e ágil.
Citroën Basalt Shine 1.0T CVT – R$ 104.990
A versão Shine 1.0T CVT é mais equipada e agrega ainda mais conforto e tecnologia. Entre os itens adicionais estão:
- Ar-condicionado automático;
- Sensor de estacionamento traseiro;
- Faróis de neblina;
- Limitador e piloto automático;
- Rodas de 16 polegadas diamantadas;
- Bancos e volante com revestimento premium.
Citroën Basalt First Edition 1.0T CVT – R$ 107.390
A versão topo de linha First Edition se diferencia pelo visual exclusivo, com detalhes que realçam sua proposta premium. Além dos itens da versão Shine, o modelo traz:
- Logotipos “First Edition”;
- Faixas pretas entre as lanternas traseiras;
- Pintura exclusiva Branco Nacré com acabamento bitom;
- Rodas escurecidas e pedaleiras metálicas;
- Soleiras e tapetes exclusivos.
Será que vai conquistar o brasileiro?
O Citroën Basalt chega para disputar o competitivo mercado de SUVs compactos com uma proposta diferenciada e preços atraentes. Com design moderno, motorização eficiente e um bom pacote de equipamentos, o modelo promete conquistar uma fatia significativa de consumidores no Brasil. Suas dimensões generosas e o entre-eixos alongado garantem um bom espaço interno, enquanto o porta-malas de 490 litros supera concorrentes diretos, como o Volkswagen Nivus.

Além disso, o Basalt oferece a opção de motorização aspirada ou turbo, atendendo tanto consumidores que buscam economia quanto aqueles que desejam mais performance. O preço competitivo, começando em R$ 89.990, torna o Basalt uma excelente escolha para quem procura um SUV compacto com bom custo-benefício.
Tabela de Preços e Versões do Citroën Basalt 2025:
Versão | Preço (R$) | Motor | Câmbio | Potência |
---|---|---|---|---|
Citroën Basalt Feel 1.0 MT5 | R$ 89.990 | 1.0 Firefly | Manual 5 marchas | 75 cv |
Citroën Basalt Feel 1.0T CVT | R$ 96.990 | 1.0 Turbo T200 | Automático CVT | 130 cv |
Citroën Basalt Shine 1.0T CVT | R$ 104.990 | 1.0 Turbo T200 | Automático CVT | 130 cv |
Citroën Basalt First Edition | R$ 107.390 | 1.0 Turbo T200 | Automático CVT | 130 cv |