Hyundai Elantra N: o esportivo que faz barulho nos EUA

Ah, o Hyundai Elantra, aquele sedan que chegou ao Brasil em 2011 cheio de charme, mas que, infelizmente, saiu de cena em 2020, deixando saudades (ou nem tanto). Em 2019, por exemplo, foram vendidas apenas 82 unidades, o que convenhamos, é o equivalente a um evento de família bem movimentado. Mas, lá fora, especialmente nos Estados Unidos, o Elantra continua vivo, forte, e com uma versão esportiva que é simplesmente de outro mundo: o Elantra N. Vamos explorar este modelo incrível que poderia muito bem dar uma animada no mercado brasileiro.

Um Esportivo para quem não quer passar despercebido

O Elantra N não é só mais um sedan. É uma máquina criada para deixar qualquer amante de carros com um sorriso no rosto e os vizinhos reclamando do barulho. Com um motor 2.0 turbo GDI de 4 cilindros, ele entrega nada menos que 276 cavalos de potência (280 cv com overboost) e um torque de 39,7 kgf.m e um 0 a 100 km em 5.3 segundos. Para colocar isso em perspectiva, é o suficiente para transformar o trajeto diário em uma experiência digna de pista de corrida.

Com duas opções de transmissão – manual de 6 marchas ou automática DCT de dupla embreagem e 8 velocidades – o Elantra N consegue agradar tanto os puristas quanto os fãs da modernidade. E claro, há o Launch Control, aquele sistema que faz você se sentir como se estivesse no grid de largada da Fórmula 1.

Design, aerodinâmica com estilo que chama atenção

Se você acha que sedans são chatos, o Elantra N está aqui para mudar sua opinião. Com rodas de 19 polegadas calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S (245/35R19), spoilers traseiros e difusores em preto fosco, o carro grita esportividade.

traseira do hyundai elantra N

Os faróis e lanternas em LED garantem uma iluminação moderna, enquanto a grade frontal preta fosca e as molduras exclusivas N adicionam aquele toque de agressividade. Ah, e para quem gosta de ser notado, o sistema de escape com válvula variável permite ajustar o som, passando de “civilizado” para “vizinho insuportável” com o apertar de um botão.

Conforto interno com esportividade E sofisticação

Por dentro, o Elantra N continua impressionando. Os bancos esportivos tipo concha com acabamento em couro e Alcantara garantem conforto e aderência, enquanto o logotipo N iluminado nos encostos é um lembrete constante de que você está dirigindo algo especial.

O painel digital de 10,25 polegadas e a central multimídia com navegação integrada dão um toque de modernidade. Tudo isso é complementado pelo sistema de som premium Bose, que transforma até a playlist mais sem graça em um espetáculo auditivo.

interior do hyundai elantra n

E claro, não podemos esquecer do volante multifuncional revestido em couro e das soleiras exclusivas N, que completam o pacote esportivo.

Performance que impressiona

O Elantra N não é só aparência. Ele vem com suspensão controlada eletronicamente, freios ventilados gigantescos (36 cm na frente e 31,5 cm atrás) e um diferencial eletrônico que maximiza a tração nas curvas.

Ah, e a cereja do bolo: o modo N Grin Shift, que aumenta temporariamente a potência para 280 cv com apenas um toque. Sim, é exatamente como um botão turbo de videogame, só que no mundo real.

Em termos de economia de combustível, ele entrega cerca de 8,9 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada com o câmbio automático. Não é lá muito econômico, mas ninguém compra um carro desses pensando em economia, certo?

Dimensões e espaço interno

Apesar de ser esportivo, o Elantra N continua sendo um sedan prático. Com 2,71 m de entre-eixos, ele oferece espaço suficiente para quatro adultos viajarem confortavelmente. O porta-malas, com capacidade de 402 litros, é adequado para a categoria, mesmo que não seja o maior.

CONFORTO NO ELANTRA N

Em comparação com seus concorrentes diretos nos EUA, como o Honda Civic Type R e o Volkswagen Golf GTI, o Elantra N oferece mais potência, freios maiores e recursos exclusivos como o sistema de escape ajustável e a “Chave Digital Hyundai”.

Tecnologia De segurança

Se a performance é de tirar o fôlego, a segurança também não fica para trás. O Elantra N vem equipado com todos os sistemas avançados de assistência, incluindo:

CENTRAL MULTIMIA DO HYUNDAI ELANTRA N
  • Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas.
  • Assistente de permanência e centralização em faixa.
  • Monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado traseiro.
  • Controle eletrônico de estabilidade e assistente de partida em rampa.

Vantagens E desvantagens do Elantra N

Vantagens

  1. Desempenho emocionante: 276 cavalos de potência e torque de sobra.
  2. Equipamentos exclusivos: bancos tipo concha, modo N Grin Shift e escape ajustável.
  3. Conectividade de ponta: Apple CarPlay, Android Auto e Chave Digital Hyundai.

Desvantagens

  1. Consumo de combustível: Não é exatamente econômico.
  2. Conforto limitado na suspensão: Prioriza performance, não suavidade.
  3. Preço nos EUA: Começa em R$ 170 mil (convertido), mas subiria ainda mais no Brasil com impostos.

Elantra N: comparação com concorrentes diretos

O Hyundai Elantra N não está sozinho no segmento de sedans e hatches esportivos. Ele enfrenta fortes rivais como o Honda Civic Type R e o Volkswagen Golf GTI, dois nomes de peso. Mas como ele se sai frente a frente com esses modelos? Vamos à comparação detalhada!

ModeloHyundai Elantra NHonda Civic Type RVolkswagen Golf GTI
Preço base (em dólares)$33.950 (~R$ 170 mil)$45.595 (~R$ 228 mil)$31.965 (~R$ 160 mil)
Potência276 cv315 cv241 cv
Torque39,7 kgf.m42,8 kgf.m37,7 kgf.m
TransmissãoManual 6M ou DCT 8MManual 6MManual 6M ou DSG 7M
Tamanho dos freios (F/R)36 cm / 31,5 cm35 cm / 30,5 cm34 cm / 31 cm
TraçãoDianteira (FWD)Dianteira (FWD)Dianteira (FWD)
Central Multimídia10,25″ touchscreen9″ touchscreen10″ touchscreen (opção)
Bancos esportivosTipo concha com AlcantaraTipo conchaEsportivos convencionais
Chave DigitalSim (Hyundai Digital Key)Não disponívelNão disponível
Garantia do trem de força10 anos/160 mil km5 anos/96 mil km5 anos/96 mil km

Hyundai Elantra N vs. Honda Civic Type R

  • Preço: O Elantra N é significativamente mais acessível, custando quase $12 mil a menos nos EUA.
  • Potência e Torque: O Civic Type R leva vantagem, com 39 cv e 3,1 kgf.m de torque a mais.
honda civic type R
  • Recursos Exclusivos: O Elantra N oferece a Hyundai Digital Key e bancos com iluminação no logotipo, recursos ausentes no Type R.
  • Versatilidade: O Civic é 100% manual, enquanto o Elantra N tem a opção de um câmbio DCT mais moderno.

Hyundai Elantra N vs. Volkswagen Golf GTI

  • Preço: O Golf GTI tem um preço inicial mais baixo, mas com menos potência e torque que o Elantra N.
  • Desempenho: O Elantra N se destaca com números superiores de potência e torque, além de freios maiores.
golf gti 2025
  • Equipamentos: O Hyundai ganha no quesito tecnologia com bancos tipo concha, sistema de navegação maior e a Digital Key.
  • Garantia: A garantia de 10 anos do Elantra N supera a cobertura de 5 anos do Golf GTI.

A Competição

Honda Civic Type R é o mais potente e tradicional no segmento, mas cobra caro por isso. Já o Volkswagen Golf GTI aposta no equilíbrio entre preço e performance, mas deixa a desejar em alguns itens de alta performance. O Hyundai Elantra N consegue um ótimo meio-termo, oferecendo potência, equipamentos exclusivos e um preço competitivo, além de ser o único com a opção de câmbio DCT.

Com isso, o Elantra N se posiciona como uma escolha inteligente para quem busca desempenho, tecnologia e custo-benefício.

E agora, a pergunta que não quer calar: será que o mercado brasileiro verá novamente um Elantra no futuro? Com a versão N, o sonho de muitos entusiastas poderia se tornar realidade.

Será que O Elantra volta ao Brasil?

Depois de sair de cena com números de vendas quase simbólicos, seria o Elantra capaz de reconquistar o público brasileiro? E, mais importante, o Elantra N teria espaço em um mercado onde SUVs dominam? Uma coisa é certa: os fãs de carros esportivos adorariam. A Hyundai só precisa trazer o modelo e, quem sabe, finalmente dar ao Elantra o reconhecimento que ele merece por aqui.

Edinei Meneses
Edinei Meneses
Artigos: 107

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *